Ponto da Situação I - Blogues, Moddle e Scratch

Esta mensagem tem como objetivos os seguintes esclarecimentos e definições:

  1. Blogues. Após a leitura dos blogues, constatei que muitos blogues misturam mensagens de TIC, com música, TV, vídeos, imagens  etc.
    • Neste ponto BLOGUES fica definido que o título do blogue tem que ser alusivo às TIC.
    • O modelo aplicado ao blogue não pode ser dinámico, portanto clássico/estático.
    • O número de mensagens a serem vistas é de apenas 1(uma).
    • O blogue não pode conter páginas. Exemplo a seguir é o blogue da biblioteca do AEG http://bibliotecadegondifelos.blogspot.pt/
    • Sugestão : O aluno pode criar um novo blogue de entretenimento por exemplo e colocar no blogue escolar uma hiperligação.
    • Conclusão : Numa mensagem deve sempre : Escrever corretamente o texto pedido, como respeitar o assunto da mensagem, o conteúdo da mensagem (que deve ter o cuidado de enriquecê-la, com imagens, vídeos, links) e não se esquecerem de assinar - autor ou autores da mensagem. 
  2. Moodle. Os alunos devem  se inscrever na disciplina de TIC na plataforma Moodle http://www.aegondifelos.pt/moodle/course/view.php?id=610. Esta disciplina é a base de referências para os conteúdos curriculares tratados ao longo do semestre / ano letivo, como no blogue do professor http://blogsaegondifelos.blogspot.pt/.
  3. Scratch e posteriores novos conhecimentos curriculares de TIC . Os alunos devem publicar uma mensagem no seu blogue, para isso é necessário mais ou menos os últimos 15 minutos da aula para uma mensagem bem estrutura, lógica e que transmita a aprendizagem adquirida.

Observação - Articulação das TIC com a profª. Carla Coelho.

 
o prof. José Fernandes